Acne
Estou aqui para ajudar você a alcançar uma pele saudável, radiante e sem imperfeições.
Estendo que a acne pode afetar não só a aparência, mas também a autoconfiança, e é por isso que oferecemos soluções personalizadas e comprovadas para ajudar você a enfrentar essa condição com confiança.
Marque
sua
consulta
Quais tratamentos auxiliam na Acne?
- Limpeza de pele : recomendado realizar a cada 15 dias ou mensalmente
- Microagulhamento
- Nutracêuticos (medicamentos oral natural)
- Rotina de cuidados com a pele em casa personalizado para o seu tipo de pele e nutrientes que ela precisa
Qual é o foco aqui?
Compreendendo a Acne:
A acne é uma condição dermatológica crônico-inflamatória que ocorre quando os folículos pilossebáceos (glândulas responsáveis pela produção de sebo ou óleo na pele) ficam obstruídos por sebo e células mortas.
Esta obstrução cria um ambiente propício para a proliferação da bactéria (Propionibacterium acnes), que pode levar à inflamação e formação de lesões na pele.
Tipos de lesões:
As lesões de acne podem variar desde comedões (cravos), que são geralmente não inflamatórios, até pápulas (espinhas vermelhas), pústulas (espinhas com pus), nódulos e cistos, que são lesões inflamatórias.
Sendo mais comum durante a adolescência devido ao aumento da produção de hormônios androgênicos, como a testosterona, que estimulam a produção de sebo.
Mas essa condição também pode afetar adultos, especialmente mulheres, devido a fatores hormonais, estresse, uso de certos medicamentos ou cosméticos não corretos para o tipo de pele.
Acne Grau 1
A acne grau 1, também conhecida como acne leve, é a forma mais suave de acne e é caracterizada principalmente pela presença de comedões.
Os cravos podem ser abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), e geralmente aparecem na zona T do rosto, que inclui a testa, nariz e queixo.
O tratamento para a acne grau 1 envolve geralmente cuidados com a pele em casa e medicamentos tópicos. Limpar o rosto duas vezes ao dia com um limpador suave, usar produtos não comedogênicos e evitar tocar ou espremer os cravos pode ajudar a prevenir surtos de acne.
Acne Grau 2
A acne grau 2, também conhecida como acne moderada, é caracterizada pela presença de comedões e um número maior de lesões inflamatórias, como erupções cutâneas vermelhas e bolhas cheias de pus.
Essas lesões podem aparecer em várias áreas do rosto, costas e no peito.
A acne grau 2 pode ser acompanhada por leve inflamação e vermelhidão ao redor das lesões.
O tratamento para a acne grau 2 envolve geralmente uma combinação de cuidados com a pele em casa e medicamentos tópicos ou orais.
Além de manter uma rotina regular de limpeza da pele e usar produtos não comedogênicos, medicamentos tópicos contendo ácido salicílico ou retinóides podem ser usados para tratar a acne existente e prevenir novas erupções.
Acne grau 3
A acne grau 3, também conhecida como acne moderadamente grave, é caracterizada pela presença de numerosas pápulas e pústulas inflamadas (bolhas cheias de pus), bem como comedões. As lesões podem aparecer no rosto, costas e peito. Neste estágio, a pele ao redor das lesões pode estar vermelha e inflamada, e as lesões podem ser dolorosas ao toque.
O tratamento para a acne grau 3 requer intervenção médica. Além dos cuidados com a pele em casa e dos medicamentos tópicos usados para tratar a acne leve a moderada, dermatologistas costumam prescrever medicamentos orais, como antibióticos, para controlar a inflamação e combater a bactéria Propionibacterium acnes, que contribui para o desenvolvimento da acne.
Acne grau 4
A acne grau 4, também conhecida como acne grave ou nodulocística, é a forma mais severa de acne. É caracterizada pela presença de numerosas lesões inflamatórias, incluindo nódulos e cistos. Os nódulos são lesões grandes e dolorosas que se formam profundamente na pele, enquanto os cistos são lesões grandes cheias de pus que podem causar cicatrizes. A acne grau 4 afeta geralmente o rosto, mas também pode aparecer nas costas, no peito e em outras áreas do corpo.
O tratamento para a acne grau 4 requer intervenção médica e pode incluir medicamentos orais, como antibióticos e retinóides orais. Em particular, a isotretinoína, um retinóide oral, é frequentemente usada para tratar a acne grave, pois ajuda a reduzir a produção de sebo, a inflamação e a proliferação da bactéria Propionibacterium acnes.
Acne não inflamatória
A acne não inflamatória, também conhecida como acne comedogênica, é a forma mais leve de acne e é caracterizada pela presença de comedões de dois tipos: comedões abertos, que ocorrem quando o sebo e as células mortas da pele obstrui o folículo piloso e a superfície do poro está aberta e comedões fechados (cravos brancos).
O tratamento para a acne não inflamatória envolve geralmente cuidados com a pele em casa e medicamentos tópicos. Limpar o rosto duas vezes ao dia com um limpador suave pode ajudar a remover o excesso de óleo e células mortas da pele ajudando a reduzir o excesso de sebo e a prevenir o surgimento de acne.
Acne inflamatória
A acne inflamatória é uma forma de acne que ocorre quando os folículos pilosos ficam obstruídos por sebo e células mortas da pele, criando um ambiente ideal para a proliferação da bactéria Propionibacterium acnes. Essa bactéria pode levar à inflamação e à formação de lesões de acne inflamatórias, como pápulas (erupções cutâneas vermelhas) e pústulas (bolhas cheias de pus). A acne inflamatória geralmente aparece como manchas vermelhas ou rosadas na pele que podem ser sensíveis ou dolorosas ao toque.
O tratamento para a acne inflamatória, assim como os demais tipos de acne, geralmente envolve uma combinação de cuidados com a pele em casa e medicamentos tópicos ou orais.
A acne acaba?
A acne é uma condição dermatológica comum caracterizada por cravos, espinhas, pústulas e, em casos graves, nódulos e cistos, mas que pode ser efetivamente controlada com o tratamento adequado. Embora seja mais prevalente na adolescência devido às alterações hormonais que estimulam a produção de sebo, a acne também pode afetar adultos. A duração e a gravidade da acne variam significativamente de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como genética, dieta, estresse e cuidados com a pele, mas que com o tratamento correto, que pode incluir medicamentos tópicos, orais ou uma combinação de ambos, a maioria das pessoas consegue controlar sua acne e prevenir cicatrizes permanentes.
A pele com acne precisa de hidratação?
Sim, a pele com acne precisa definitivamente de hidratação. Existe um equívoco comum de que a pele oleosa e propensa a acne não precisa de hidratante, mas isso não é verdade. Na realidade, a hidratação adequada é crucial para todos os tipos de pele, incluindo a pele com acne.
Isso porque a acne é frequentemente associada à produção excessiva de óleo, mas isso não significa que a pele esteja adequadamente hidratada. Na verdade, muitos tratamentos para acne podem ressecar e irritar a pele, o que pode levar à produção ainda maior de óleo como mecanismo de defesa do corpo. Então, ao manter a pele adequadamente hidratada, você pode ajudar a regular a produção de óleo e prevenir o ressecamento e a descamação que podem obstruir os poros e piorar a acne.
5 Motivos para NÃO espremer as espinhas:
- Cicatrizes: Altas chances de danificar o tecido da pele e levar a cicatrizes permanentes.
- Piora da acne: Ao espremer uma espinha, você pode empurrar as bactérias e o pus mais profundamente na pele, o que pode levar a mais inflamação e vermelhidão.
- Infecções: Seus dedos e unhas contém bactérias que podem entrar na pele através da espinha aberta, levando a infecções.
- Prolongamento do tempo de cicatrização: Espremer uma espinha pode tornar o processo de cicatrização mais longo.
- Manchas de hiperpigmentação: Espremer espinhas pode resultar em manchas escuras na pele que demoram meses para desaparecer.